bairro dos livros livros voadores

O ÚLTIMO BAIRRO DOS LIVROS DE 2014 TRAZ LIVROS VOADORES À BAIXA DO PORTO

bairro dos livros livros voadores 

Dia 13 de dezembro, os livros saem das estantes e juntam-se às estrelas. A última edição de 2014 do Bairro dos Livros acontece ao ar livre, entre livros iluminados nas varandas e candeeiros da zona histórica do porto. Este sábado, “ler é voar”.

1512279_801730259882405_2500037304399106624_n

Na última edição do ano do Bairro dos Livros, as fachadas dos edifícios históricos da zona ribeirinha do Porto são o palco de várias instalações artísticas que unem as ruas, os largos e os passeios com livros pendurados e iluminados.

A ideia é criar uma atmosfera de histórias de encantar, usando o livro como objecto de decoração e mostrando como “a leitura permite grandes voos”. “São várias centenas de livros iluminados a decorar as varandas da zona”, explica a Cultureprint, entidade responsável pelo Bairro dos Livros. A “teia de letras” que o Bairro dos Livros vai criar no céu do Porto integra as comemorações de Natal da C.M.P., através da Porto Lazer, numa instalação com o nome “Livros Voadores”.

POESIA PARA DEGUSTAR

O tema é “Ler é Voar”, mas o Bairro faz a ligação à terra com um roteiro performativo que vai acontecer no interior das várias lojas da zona, ligando-as palavra a palavra e poema a poema. Da Rua das Flores à Rua Ferreira Borges, passando pelo Largo de São Domingos e pelo Palácio das Artes, os lojistas da zona histórica portuense vão acolher vários momentos de performance interpretados pelo actor Nuno Meireles.

Na Oliva há uma selecção de azeites nacionais pré-temperados com Poesia, preparados especialmente para o dia do Bairro e a Prova promove uma “Prova de Versos” acompanhada de um bom vinho, para surpreender os especialistas literários mais gourmets. É ao som de textos de Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa, entre outras vozes da Literatura, que os bairristas serão depois convidados a aquecer-se na Taberna do Largo: o espaço oferece o tradicional brinde de Vinho Quente para encerrar a tarde do Bairro dos Livros.

Os amantes do Livro vão juntar-se, este sábado, dia 13 de Dezembro, para mais uma edição do Bairro dos Livros, com o tema “Ler é Voar”, que inaugura uma instalação luminosa em várias varandas e fachadas da zona histórica do Porto. O ponto de encontro está marcado para as 16h00, na Rua Ferreira Borges. A instalação criada pelo Bairro dos Livros é uma iniciativa da Porto Lazer integrada nas comemorações de Natal da cidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s