Ler é o segundo sexo: «Recordar Dalila Pereira da Costa» com Pedro Sinde e Henrique Manuel Pereira na Livraria Latina

A SIBILA DA CULTURA PORTUGUESA

Dalila 1

Para além de poetisa, escritora e ensaísta, Dalila Pereira da Costa (1918-2012) representa o rosto feminino da Filosofia Portuguesa, figurando ao lado de personalidades como António Quadros, Pinharanda Gomes, Afonso Botelho, António Telmo, ou Orlando Vitorino, no encalço da mesma tradição filosófica dos mestres Álvaro Ribeiro e José Marinho. Tendo a cidade do Porto como berço, integrou o seu pensamento numa linhagem cultural que muitos acabaram por designar de “Porto Culto”.

Apesar das suas obras apenas terem começado a ser publicadas a partir dos anos 1970, a vasta bibliografia que nos legou de imediato se revelou de extrema importância para a compreensão da História, cultura, pensamento e espiritualidade portuguesas. Assumindo as influências que recebera de Martins Sarmento, José Leite de Vasconcelos e Henry Corbin, destacam-se entre os seus trabalhos obras como “O Esoterismo de Fernando Pessoa”, “A Nau e o Graal”, “A Nova Atlântida”, “A Força do Mundo”, “Dos Mundos Contíguos”, “Corografia Sagrada”, “Contemplação dos Painéis”, “As Margens Sacralizadas do Douro Através de Vários Cultos”, “Introdução à Saudade” – escrito em co-autoria com Pinharanda Gomes –, ou ainda a organização, com António Quadros, dos três volumes constituintes das “Obras Completas de Fernando Pessoa”, publicados pela Lello & Irmão Editores.

Dalila L .Pereira da Costa

Durante o mês de Março celebram-se as datas do seu nascimento e exaltação, pelo que o ensaísta Pedro Sinde e o realizador Henrique Manuel Pereira evocarão a sua memória, relembrando uma das mais fascinantes personalidades da contemporaneidade portuguesa. Este encontro, às 15h na Livraria Latina, será ainda marcado pela apresentação em primeira mão de um vídeo inédito com uma entrevista à autora, gravada aquando da realização do documentário “Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro”, produzido pela Escola de Belas Artes da Universidade Católica do Porto.

One thought on “Ler é o segundo sexo: «Recordar Dalila Pereira da Costa» com Pedro Sinde e Henrique Manuel Pereira na Livraria Latina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s