lereosegundosexo

«Minha querida leitora»

DIA 8 DE MARÇO, «LER É O SEGUNDO SEXO»

lereosegundosexo

«Eu já fui classificado como um escritor feminista, o que muito me agrada, porque considero que todo o homem inteligente deve sê-lo – só os estúpidos têm medo que as mulheres sejam livres. (…) (…) Não me repugna nada pensar que certos homens sejam capazes de perceber bem o mundo feminino. (…) Possivelmente, tem também a ver com uma questão de sensibilidade. (…) De resto, segundo creio, ainda hoje a maioria dos leitores de literatura em geral e de ficção em particular são mulheres. Sempre foi assim. Já no século passado Camilo ou Dumas começavam muitas vezes um livro ou um capítulo dizendo “Minha querida leitora…” – eles sabiam que se dirigiam sobretudo às mulheres. A arte, nomeadamente a ficção, sempre teve algo a ver com a sensibilidade a que nós chamamos feminina e menos a ver com os valores mais dogmáticos, mais rígidos dos homens, que em geral foram, durante muito tempo, os pilares da sociedade, representando o poder e as coisas respeitáveis. Por seu lado, as mulheres eram o não-poder. (…)»

AA.VV. (1999), «Encontro com Almeida Faria – Síntese por Inês Pedrosa», Do mundo da imaginação à imaginação do mundo, Lisboa, Fim de Século, pp. 175-92.

LER É O SEGUNDO SEXO
Programa completo aqui

One thought on “«Minha querida leitora»

Deixe uma Resposta

