Ler é uma lenda: «O BAIRRO (CURU)PIRA» por Grupo de Estudos Lusófonos

1415725_10201761086180374_618806367_n

XVII Bairro dos Livros: Ler é uma lenda (9 Nov)

Grupo de Estudos Lusófonos (GEL)
Atelier de leitura e desenho para crianças de todas as idades
«O BAIRRO (CURU)PIRA»
14h00-15h30 @ Livraria Paraíso do Livro

Um dos mais espantosos e populares entes fantásticos das matas brasileiras. (…) O Curupira é representado por um anão, cabeleira rubra, pés ao inverso, calcanhares para a frente. Demônio da floresta, explicador dos rumores misteriosos, desaparecimento de caçadores, esquecimento de caminhos, pavores súbitos, inexplicáveis (…)

Luís da Câmara Cascudo, Dicionário do floclore brasileiro

O Grupo de Estudos Lusófonos foi constituído na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2010, por iniciativa de duas alunas, Andreia Oliveira e Carolina Marcello, com o apoio do professor Francisco Topa. O objetivo principal era o de constituir um espaço informal e fexível que permitisse a organização de inciativas científico-pedagógicas e culturais no domínio dos estudos literários de língua portuguesa, ajudando a dinamizar e dar visibilidade à investigação mais jovem que vai sendo feita na FLUP.
Para esta actividade, o GEL decidiu preparar uma oficina de leitura da lenda brasileira do Curupira (personagem que dá nome à revista do grupo), a que se seguirá um segundo momento de desenho e pintura. Para a leitura da história, convidaram uma jovem actriz com quem já haviam colaborado anteriormente, Cristina Silva.
Cristina Silva frequentou o curso profissional de Interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo (2007-2010), onde trabalhou com profissionais como António Capelo, Nuno Cardoso, Joana Providência, João Paulo Costa e Daniel Pinto. Desde então fez parte do elenco da peça Marat/Sade encenada por António Júlio e realizou vários trabalhos na vertente da performance, nomeadamente no Ciclo Documente-se! Manipule! e no Festival Trama, ambos em Serralves, e também no projecto artístico Troca-se Por Arte. De momento, encontra-se no 3º ano do curso de Filosofia na Faculdade de Letras do Porto.

Facebook: https://www.facebook.com/grupo.estudos.lusofonos

Anúncios

One thought on “Ler é uma lenda: «O BAIRRO (CURU)PIRA» por Grupo de Estudos Lusófonos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s