Ler é uma lenda: Workshop de dramaturgia por Renata Portas

dramaturgia

XVII Bairro dos Livros: Ler é uma lenda (9 Nov)

Renata Portas
Sessão grátis de workshop de dramaturgia a acontecer entre novembro e julho
16h-17h @ Contagiarte

Fechemos os olhos e imaginemos o universo como a imensa biblioteca sonhada por Borges. Sem espaço nem tempo, movemo-nos num universo ficcional onde as nossas acções são cópia e extensão das anteriores. Ler e escrever são, então, gestos complementares – o cérebro imagina o papel, a mão escreve na folha, a folha reproduz-se em outras folhas, cada palavra engendra outra. Tentemos, neste curto espaço-tempo, engravidar de palavras algumas folhas e plantá-las em bocas de imaginários actores.

Renata Portas

O workshop de dramaturgia acontece no Contagiarte todas as sextas-feiras, das 19h às 21h. Módulo 1, de Novembro de 2013 a Janeiro de 2014; Módulo 2, de Fevereiro a Abril de 2014; Módulo 3, de Maio a Julho.

A oficina de dramaturgia destina-se ao público em geral, curioso com vontade de experimentar a escrita para teatro e adquirir ferramentas para análise de espectáculos / peças. A oficina é modular, e o aluno é livre de frequentar um ou mais módulos, de modo intercalar.

Conteúdos programáticos e metodologia: leitura de peças / análise dramatúrgica / visionamento de filmes ou encenações / exercícios de escrita / encenação: conceitos e abordagens / o silêncio na página e na cena / trabalho conjunto.

Os interessados em participar na oficina gratuita de dramaturgia, com Renata Portas, em exclusivo para o Bairro dos Livros, no dia 9 de Novembro, entre as 16h e as 17h, devem confirmar a sua participação até ao dia 8 de Novembro (producao@contagiarte.pt). Esta oficina irá decorrer nas instalações do Contagiarte / Centro de Formação Cultural, na Rua Álvares Cabral, 360, Porto.

Renata Portas (encenadora, actriz e dramaturga)
Nasceu em 1976, em São Paulo, Brasil. Directora artística da Público Reservado, companhia teatral fundada em 2013. Concluiu em 2003 o curso de Interpretação no Balleteatro Escola Profissional e frequentou o curso de Mestrado em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou profissionalmente como assistente de encenação de Jean-Pierre Sarrazac, no espectáculo «Cantiga para JÁ», co-produção Companhia Teatro de Braga, Centro Dramático Galego e Coimbra 2003. Encenou peças e textos de autores como Valère Novarina, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Carlos J. Pessoa, Franz Kafka, Virgínia Woolf, Luis Maffei, Heiner Müller, entre outros. Como intérprete, colaborou com grupos e/ou criadores como: Victor Hugo Pontes, Fura dels Baus, Roberto Merino, Juliana Snapper, Ana Borralho e João Galante. Escreveu críticas para Rua de Baixo, colaborou com a Revista Drama, e fez perfil crítico da obra de Flávio Rodrigues.

+info
222 000 682 / 91 6047101
http://renataportas.blogspot.com
http://www.contagiarte.pt/centroformacaocultural/formacao/formacao-fixa/dramaturgia

Anúncios

2 thoughts on “Ler é uma lenda: Workshop de dramaturgia por Renata Portas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s