Feira do Bairro no Largo Moinho de Vento

culture print bairro dos livros feira do bairro largo moinho de vento rosa

Respondendo a uma necessidade na dinamização do Largo Moinho de Vento e a uma lacuna na dinâmica das pequenas feiras que têm vindo a realizar-se na cidade, em que os livros e os livreiros não têm praticamente expressão, a Cultureprint pretende, através do Bairro dos Livros, promover um conjunto de pequenas Feiras do Livro aos sábados, durante o mês de Outubro.

Será uma primeira fase de experiência do projecto, que aproveita o tempo mais ameno, e que pode ser retomada na Primavera do próximo ano. A ideia é trazer o Livro para o espaço público, dinamizar o comércio livreiro local e, ao mesmo tempo, revitalizar o Largo Moinho de Vento, que carece de uma intervenção há já muito tempo, e trazer mais-valias à restauração ali implantada.

A manutenção da Praça do Moinho de Vento como um local animado da baixa da cidade será uma das mais-valias desta iniciativa. Ao mesmo tempo, o comércio local, designadamente a restauração, irá beneficiar com uma maior afluência de pessoas. Esta feira contribuirá para a animação da cidade e na ligação entre os espaços com outros mercadinhos. Por outro lado, um espaço ocupado e dinamizado é, necessariamente, um espaço mais limpo e a que as entidades competentes dão mais atenção. Destacamos o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, a esta iniciativa, que se concretizará com a responsabilidade da autorização e licenciamento das feiras, com o apoio à comunicação do projecto e com a manutenção e limpeza do Largo, de forma mais atenta.

A Feirinha do Bairro no Moinho de Vento terá uma periodicidade semanal, aos sábados, das 11h00 às 18h30, durante o mês de Outubro, regressando na Primavera de 2014.

Anúncios

2 thoughts on “Feira do Bairro no Largo Moinho de Vento

  1. Que iniciativas maravilhosas ocorrem na Invicta. Aí sim, respira-se cultura com várias iniciativas tão originais quanto magníficas. Morasse eu no Porto e poderia participar em tanta coisa, já perdi uma bela iniciativa, por estar doente e morar em Lisboa, a Apresentação, hoje, na Casa da Música do livro Desumanização, fui contemplada com uma entrada para o Evento mas que não pude ir. No Norte surgem estas magníficas iniciativas culturais, eu aqui em Lisboa, vou acompanhando de perto, através deste meio.
    Parabéns! A Cultura precisa ser divulgada e praticada. E a vossa equipa não a deixa morrer, nem cair no esquecimento. Não querem vir dar “uma ajudinha” aqui na Capital? Precisamos de uma “Chuva de Livros” , como ocorreu no Porto. Por bem, tenho o celebre livro ( a minha preciosidade em poesia, embora velhinho) Rosa do Mundo – 2001 Poemas para o Futuro, aquando do Porto como Capital Europeia da Cultura, da tão conceituada Editora Assírio & Alvim. Aqui em Lisboa, de Capital só é mesmo por ser a dos país, porque a nível de Eventos Culturais de grande interesse, não tenho observado nada.
    Bem – Hajam por promover e divulgar a Cultura em Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s