Duelos de poesia in “Fridays in MAR Lounge”

Duelos de poesia in “Fridays in MAR Lounge”Matosinhos, 16 de setembro de 2013 – Oito pessoas. Três minutos. Poesia dita. Voz e corpo. Estão reunidos os ingredientes para um movimento com cada vez mais aficionados em Portugal, o Poetry Slam. Na próxima sexta-feira, dia 20, arranca o “Fridays in MAR Lounge”, no MAR Shopping, e, com ele, o 1º Poetry Slam de Matosinhos. Poesia e concertos de música, com entrada gratuita, preenchem as noites de sexta-feira até fevereiro do próximo ano, sempre às 21h30. Que melhor forma de celebrar a chegada do fim de semana?

 

O Poetry Slam é uma prática que nasceu em 1984 em Chicago, nos Estados Unidos, e que se tem disseminado por várias capitais europeias, criando-se uma rede de mobilidade de poetas cada vez mais sustentável. Em Portugal, existem 10 organizações de Slam espalhadas pelo país. O 1º Poetry Slam Portugal realizou-se este ano, tendo sido escolhido o representante do Slam Porto, Thomas Bakk, para competir por Portugal em eventos internacionais.

 

1º Poetry Slam Matosinhos

 

Nesta “guerra” de palavras, começam por participar oito slammers, os quais dispõem de um tempo limite de três minutos para expressar a sua poesia, interagindo com o público através da sua voz e corpo unicamente. É também o público quem dá a pontuação a cada participante, através de um kit-júri especialmente preparado para a ocasião. Os participantes vão sendo eliminados através das pontuações em três rondas, sendo que a última dedica-se ao “duelo final” de onde sairá o vencedor do slam.

 

De salientar que uma das regras fundamentais do Slam, para além do tempo limite, é a proibição do uso de qualquer objeto e/ ou adereço. Também não é permitida música a acompanhar o participante.

 

O Slam chega assim a Matosinhos, através da iniciativa conjunta do MAR Shopping e da Associação triplic’ARTE, numa série de quatro eventos, conduzidos pela MC Li Alves, dinamizadora do Poetry Slam Braga e do Poetry Slam Sul, que culminará numa final que elegerá o representante da cidade para a competição nacional de 2014. O primeiro slam realiza-se logo no dia 20 de setembro, estando a final marcada para o dia 21 de fevereiro de 2014. Os slammers interessados deverão inscrever-se através do email slam.matosinhos@gmail.com.

 

Novos talentos da música portuguesa em concerto

 

Mas nem só de poesia se faz o “Fridays in MAR Lounge”. Os concertos gratuitos à sexta-feira à noite estão de regresso e, com eles, os novos valores da música nacional. Todos os concertos e sessões de Poetry Slam acontecem no MAR Lounge, piso 1, junto à Praça da Restauração.

 

André Sarbib, um dos mais prestigiados músicos do panorama Português no campo do Jazz, é o primeiro a atuar no MAR Lounge – um espaço com ambiente confortável e relaxante –, no dia 27 de setembro. O músico autodidata já atuou com músicos como Joe Lovano, Barry Altschul, Ivan Lins, Carlos Benavente, Ruben d’ Antas, Alice Day, Jorge Rossi, Saheb Sarbib, Carlos Carli, Jorge Pardo, Chavier Colina, Joachim Chacón, Paulo de Carvalho, Rão Kião, António Serrano, Leonardo Amuedo, entre muitos outros. Filho do conceituado pianista francês Roger Sarbib, introdutor do estilo ‘’Big Band’’ em Portugal nas décadas de 40 e 50, André Sarbib promete “dar show” no “palco” do MAR Lounge.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s