Conheces Manuel Resende? (08/03/2013) Bairro dos Livros no Grande Porto

rui manuel amaral Conheces Manuel Resende?

– Rui Manuel Amaral –

 

Poeta é uma palavra que abrange uma multidão de tarefas. Um poeta pode ser um meteorologista, um piloto de aviões, um chefe de cozinha. Um vendedor de sapatos, um barbeiro, um fotógrafo, um pálido funcionário público. Um poeta pode ser qualquer coisa. Pode desempenhar trabalhos que não constem sequer nos registos das finanças e nos centros de emprego. O seu engenho pode depender do mais puro talento, de uma nuvem passageira, de um mero acaso. A vida do poeta é uma lenta, paciente, silenciosa maneira de se apagar, como se estivesse a tentar apanhar um eterno pardal. Ou a semear beringelas, tomates, pepinos. E também pés de alface.

Pepinos, tomates, beringelas e alfaces são vegetais muito delicados e que exigem todo o cuidado. Uma luta inglória contra o tempo e as ervas daninhas. Uma espécie de filigrana vegetal. Não estou a exagerar. Porque tudo pode desabar com o toque de um dedo. O mundo inteiro pode vir abaixo sob o peso de uma folha de limoeiro. E o céu pode cair com todas as suas luzes sobre a cabeça do poeta. Por isso, nenhum pormenor lhe pode escapar, tudo é ansiosamente anotado pelos seus sentidos muito tensos. Oh, o tamanho do seu nariz! No perfume de um ramo de salsa está o verdadeiro universo, a vida eterna. Cada bater de asas, cada som produzido pelo vento entre os pinheiros, cada centímetro conquistado pela seiva no interior de uma roseira selvagem é um sinal da eternidade.

No fim de contas, poeta é uma palavra tremenda. Um desastre. Tem demasiado peso. Séculos e séculos. Toma conta de nós. Dá dores de costas, tira o sono, provoca hemorragias. Leva a grandes e violentos baques do coração. Um imenso cansaço. Digamos as coisas como elas são. A lua deve ter alguma coisa a ver com o caso.

Não sei porque escrevi tudo isto. Poderia muito bem ter escrito apenas o nome: Manuel Resende. Almas vivas, vereis que é tudo o mesmo.

Para ouvir em Podcast: https://soundcloud.com/bairro-dos-livros/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s