Confissões de um biblioclasta (01/03/2013) Bairro dos Livros no Grande Porto

Confissões de um biblioclasta (01/03/2013) Bairro dos Livros no Grande PortoConfissões de um biblioclasta #1

Rui Lage

 

Há um mistério na minha vida que sou incapaz de resolver, vexatia quaestio que entretenho comigo mesmo. De bom grado a manteria inconfessa, pois presumo que me institua ovelha negra desta quadrilha de cronistas. Sucede que a minha biblioteca, indestrinçável da que é curada pelos meus pais, perfaz para cima de 30000 livros. Dir-se-á, portanto, coutada de bibliómanos, de sacrossantos guarda-livros. Nada disso. Confesso-me incapaz de aderir à mais proba e elitista das taras: a bibliofilia. Porquê? Ignoro-o. O meu respeito pelo livro termina na última palavra da última página. De bom grado troco uma edição especial ilustrada, ou comemorativa, por um vulgaríssimo livro de bolso da Europa-América. Quanto mais rascas os volumes, mais me estico nos sublinhados e nas anotações (de que os encho invariavelmente). Só lhes quero o texto. No mais, os livros são comigo vítimas de violência doméstica. Reservo-lhes as piores sevícias, negligências, incúrias, traições e insídias. As suas lombadas retraem-se à vista da minha mão como o rafeiro maltratado que foge, na rua, ao ensaio de uma carícia. Não sou um bibliófilo, mas o seu contrário: um biblioclasta, um destruidor de livros. Nunca, por isso, consegui dizer fosse o fosse de préstimo sobre as materialidades da literatura, sobre o livro como objecto: o cheiro deles, e as tintas que lhes imprimem, mais até que o pó, lava-me nas lágrimas de mil rinites. Sempre me esquivei a essa sorte de inquéritos bondosos. Mas o que lá vai, lá vai: podem os leitores desta página contar com revelações cruentas acerca de crimes execrandos por mim cometidos contra livros. Caro leitor, se tem alma bibliómana, abstenha-se das minhas próximas crónicas. Não diga que o não avisei. Direi de ódios. E não obstante, aos meus livros, amo-os desvairadamente. É previsível que um dia os mate a todos.

 

Para ouvir em Podcast: https://soundcloud.com/bairro-dos-livros/

Deixe uma Resposta

