Geração de Livreiros (Século XIX, XX, XXI), na Moreira da Costa

Geração de Livreiros (Século XIX, XX, XXI), na Moreira da CostaA Livraria Moreira da Costa faz este ano 111 anos de existência, é muito tempo para um espaço comercial, já passou por dois, mas acima de tudo, é com muita força de vontade e gosto pelos livros, conhecimento que se consegue.

Mas ao reflectir sobre o texto que ia escrever, fui mais longe do que um espaço.

O meu trisavô José Moreira da Costa começou por trabalhar na livraria Ernesto Chardron,  Lugan & Genelioux no séc XIX. Como vem referenciado nas Memórias de um Editor de Henrique Marques, 1934.

Em 1902 funda a sua Livraria, em sociedade com outro alfarrabista Marinho – “Centro Literário”, não há certeza da data em que passou a ser o único proprietário e deu o seu nome a livraria.

Mas já em 1908 existe uma publicidade a livraria Moreira da Costa como depositária da revista o Tripeiro. (ano do inicio da publicação).

Depois quando faleceu ficou sua filha Elisa Duarte a frente da livraria até 1967 data do seu falecimento. Sendo considerada uma das melhores alfarrabistas do seu tempo. Vindo uma referencia no livro Personalidades Portuenses do século XX.

Tendo feito a famosa edição fac-similada da Infanta Capelista de Camilo Castelo Branco.

A seguir ficou a frente da livraria a sua neta Maria Elisa até 1991.

Após o seu falecimento a Livraria fica para os filhos e para o genro.

Em 1998 eu começo a trabalhar “oficialmente”, já que aos 6 anos já agrupava livros pelo símbolo da editora, aos 13 passava as férias grandes a trabalhar na cave, limpava o pó e já mexia nos livros bem antigos.

Por isso considero este ano os meus 25 anos de trabalho na Livraria, sou a 5ª geração da família. Adquiri parte da sociedade em 1999 e assim continua uma livraria familiar

Miguel Carneiro

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s