Livro conta história em comum da Universidade e da República

Lançamento do livro A Universidade na República. A República na Universidade – A UP e a I República (1910-1926)

Perceber o modo como o movimento republicano se cruza com a Universidade do Porto, impulsionando a sua fundação e evolução, é o propósito do livro A Universidade na República. A República na Universidade – A UP e a I República (1910-1926), da autoria de Jorge Fernandes Alves, editado pela Universidade do Porto ao comemorar o centenário da sua existência. A obra vai ser apresentada pelo autor no próximo dia 2 de outubro, pelas 18h30, na sala da biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto, à Praça Gomes Teixeira, no Porto.

Jorge Alves faz uma digressão histórica pelo processo de institucionalização e consolidação da Universidade do Porto, fruto da política educativa do Governo Provisório da I República, dando voz aos protagonistas políticos oriundos da Universidade que perfilhavam posições sobre o ensino superior e aos políticos que a ela se referiam.

O autor procura rastrear o desenvolvimento do republicanismo e, após a procla­mação da República, também esse caudal de personalidades, decisões, debates e jogos de poder que, de alguma forma, se conexionaram com a Universidade do Porto, dando espaço na narrativa a formas de expressão da época através da integração de transcrições documentais.

De que forma(s), no domínio do ensino superior, se passou da “mística republicana” ao plano das realidades concretas? Com que espírito se avançou para a reforma das Universidades? Que medidas se tomaram? Que debates se travaram? Que conflitos emergiram? Que resultados se podem apontar? Eis algumas interrogações equacionadas pelo autor.

Jorge Fernandes Alves é professor de História Contemporânea no Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da mesma faculdade.

 

A entrada é livre.

 

U.Porto editorial

Reitoria da Universidade do Porto

Praça Gomes Teixeira, 4099-002 PORTO

Tel.: 220 408 196  Fax: 220 408 186

URL: editorial.up.pt/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s